quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

5 LIÇÕES PARA UMA VIDA MAIS FELIZ!

Primeira lição:




Durante meu segundo mês na escola de enfermagem, nosso professor nos deu um questionário. Eu era bom aluno e respondi rápido todas as questões até chegar a última que era:
"Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola ?"
Sinceramente, isso parecia uma piada. Eu já tinha visto a tal mulher várias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela ?
Eu entreguei meu teste deixando essa questão em branco e um pouco antes da aula terminar, um aluno perguntou se a última pergunta do teste ia contar na nota.
“É claro!”, respondeu o professor. “Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples "alô".”
Eu nunca mais esqueci essa lição e também acabei aprendendo que o primeiro nome dela era Dorothy.



Segunda lição:

Na chuva, numa noite, estava uma senhora negra, americana, do lado de uma estrada no estado do Alabama enfrentando um tremendo temporal. O carro dela tinha enguiçado e ela precisava, desesperadamente, de uma carona.
Completamente molhada, ela começou a acenar para os carros que passavam. Um jovem branco, parecendo que não tinha conhecimento dos acontecimentos e conflitos dos anos 60, parou para ajudá-la. O rapaz a colocou em um lugar protegido, procurou ajuda mecânica e chamou um táxi para ela.
Ela parecia estar realmente com muita pressa mas conseguiu anotar o endereço dele e agradecê-lo. Sete dias se passaram quando bateram à porta da casa do rapaz.
Para a surpresa dele, uma enorme TV colorida estava sendo entregue na casa dele com um bilhete junto que dizia:
"Muito obrigada por me ajudar na estrada naquela noite. A chuva não só tinha encharcado minhas roupas como também meu espírito. Aí, você apareceu. Por sua causa eu consegui chegar ao leito de morte do meu marido antes que ele falecesse. Deus o abençoe por ter me ajudado!
Sinceramente, Mrs. Nat King Cole"





Terceira lição:



Numa época em que um sorvete custava muito menos do que hoje, um menino de 10 anos entrou na lanchonete de um hotel e sentou-se a uma mesa. Uma garçonete colocou um copo de água na frente dele._"Quanto custa um Sundae?" - ele perguntou.
- “50 centavos” - respondeu a garçonete.
O menino puxou as moedas do bolso e começou a contá-las.
- "Bem, quanto custa o sorvete simples?" - perguntou o garoto.
A essa altura, mais pessoas estavam esperando por uma mesa e a garçonete perdendo a paciência...
- "35 centavos" - respondeu ela, de maneira brusca.
O menino, mais uma vez, contou as moedas e disse: - "Eu vou querer, então, o sorvete simples".
A garçonete trouxe o sorvete simples, a conta, colocou na mesa e foi atender outros clientes. O menino acabou o sorvete, pagou a conta no caixa e saiu.
Quando a garçonete voltou, começou a chorar a medida que ia limpando a mesa pois ali, do lado do prato, tinham 15 centavos em moedas... – ou seja, o menino não pediu o Sundae porque queria que sobrasse a gorjeta da garçonete.


Quarta lição:


Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Então, ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém tiraria a imensa rocha do caminho.
Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra.
Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas, nenhum deles tentou sequer mover a pedra dali.
De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali.
Após muita força e suor, ele finalmente conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele, então, voltou a pegar a sua carga de vegetais mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra.
A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho.
O camponês aprendeu o que muitos de nós nunca entendeu:
"Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição".

Quinta lição:

Há muitos anos atrás, quando eu trabalhava como voluntário em um hospital, eu vim a conhecer uma menininha chamada Liz, que sofria de uma terrível e rara doença.
A única chance de recuperação para ela parecia ser através de uma transfusão de sangue do irmão mais velho dela, de apenas 5 anos que, milagrosamente, tinha sobrevivido à mesma doença e parecia ter, então, desenvolvido anticorpos necessários para combatê-la.
O médico explicou toda a situação para o menino e perguntou, então, se ele aceitava doar o sangue dele para a irmã.
Eu vi ele hesitar um pouco, mas, depois de uma profunda respiração ele disse: - "Tá certo, eu topo... Se é para salvá-la..."
À medida que a transfusão foi progredindo, ele estava deitado na cama ao lado da cama da irmã e sorria, assim como nós também, ao ver as bochechas dela voltarem a ter cor.
De repente, o sorriso dele desapareceu e o garotinho empalideceu... Olhou para o médico e perguntou com a voz trêmula:
- "Eu vou começar a morrer logo?"
Por ser tão pequeno e novo, o menino tinha interpretado mal as palavras do médico, e pensou que teria que dar todo o sangue dele para salvar a irmã!

"Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro, ame como se você nunca tivesse se machucado e dance como você dançaria se ninguém estivesse olhando"





Publicado no Portal da Família em 27/05/2008

O PAPEL DO EDUCADOR PERANTE A SUSPEITA E O DIAGNÓSTICO DO TOC

PERANTE A SUSPEITA DO TOC

O educador ao observar os seguintes sintomas no aluno, deve pedir encaminhamento aos profissionais especializados como: neurologistas / psicólogos.

Os sintomas observados são:

Obsessões :
- Agressão: preocupação em ferir os outros ou a si mesmo; insultar; impulsos de agredir; - Contaminação: sujeira, germes, contaminação, pó, doenças; - Conteúdo sexual: fazer sexo com pessoas ou em situações impróprias; pensamentos obscenos; - Armazenagem e poupança: colecionar, guardar objetos inúteis; - Religião: escrupulosidade, blasfêmias, pecado, certo/errado; - Simetria: exatidão ou alinhamento; - Somáticas: preocupação excessiva com doenças; - Diversas(s): sons, palavras, números.

Compulsões:

- Limpeza/lavagem:(mãos, corpo, banho, toalhas, limpeza da casa, não tocar); - Verificação ou controle: fechaduras, portas, janelas, gás, torneiras, chuveiros, etc. - Repetições: (sair/entrar; palavras, números, parágrafos, páginas, gestos, leitura, escrita)- Contagens: objetos, janelas, portas, carros, etc. - Ordem/arranjos/seqüências, simetria ou alinhamento - Acumular/colecionar: empilhar jornais velhos, colecionar objetos inúteis)- Compulsões diversas: outros rituais mentais, fazer listas, tocar, bater de leve ou tocar em objetos, olhar.

Além das obsessões e compulsões o paciente portador de TOC apresenta inúmeras evitações como não tocar em objetos, móveis, roupas, dinheiro, bolsas. carteiras; não usar banheiros públicos, não sentar em bancos de praça, não tocar no corrimão de escadarias, trincos de porta, considerados sujos ou contaminados, que podem causar profundas interferências em suas rotinas de vida e de sua família.


PERANTE O DIAGNÓSTICO:



Após o diagnostico, o tratamento a ser feito, além de medicamentos ( se necessário), é a terapia cognitiva comportamental, a qual é realizada por psicólogos especializados.

A terapia comportamental utiliza a exposição e a prevenção da resposta para provocar o fenômeno da habituação, que consiste na diminuição gradual e espontânea dos sintomas quando se permanece repetidamente em contato com situações ou objetos que provocam medo e que de fato não são perigosos.

O educador deve centrar no modelo de aprendizagem do aluno, portanto alem das orientações recomendadas pelos profissionais que acompanham o paciente, deve proporcionar meios para as habilidades requeridas ajudando-o a realizar suas tarefa.

créditos: psicopedagogia acesse: www.psicopedagogavaleria.com.br

domingo, 5 de dezembro de 2010

Bebês exigem cuidados durante o verão — BEBE.COM.BR

Bebês exigem cuidados durante o verão — BEBE.COM.BR

dinâmica do bombom

Olá! Sei que muitos professores já conhecem essa dinâmica,mas por que não aproveita-la para a ceia de Natal, a confraternização entre amigos,empresas.Faça um mimo a quem você ama!

Amooo essa dinâmica!

Já fiz ela diversas vezes em reunião de crianças, reuniões de jovens, é show!

Material necessário: uma caixa de presente cheinhaa de bombons =]



Inicialmente escolhe-se alguém para começar a brincadeira



1- Que maravilha! Você foi escolhido(a) por ser uma pessoa sóbria e equilibrada. E, mesmo sabendo que não ficara com esse presente, se manterá equilibrado(a) e escolherá a pessoa mais feliz do grupo para entregar esse presente.

2- Oba! Não foi tão surpreendente assim saber que você ganharia o presente. A felicidade é algo contagiante em sua vida. Então antes de abrir o presente pedimos que você nos conduza num “corinho” que traduza essa felicidade.

-Mas, sinto dizer-te que esse presente não é seu. Entregue-o a pessoa mais calada do grupo.

3- Que legal! Acredito que essas bochechas vermelhas não seja a toa. Pois, a exposição não é muito o seu forte. Então, vença as barreiras e diga para nós um versículo bíblico que tem pulsado muito forte no seu coração.

-Agora você já deve ter percebido que esse presente ainda não é seu. Você devera entregá-lo a pessoa mais elegante do grupo.

4- Fiu! Fiu! Com esse porte exuberante muito bem cuidado, não pode ficar guardado. Por isso dê uma canja pra nós, desfilando tamanha elegância.

-Como esse presente ainda não é seu com muita polidez, você deverá entregá-lo a pessoa mais dinâmica do grupo.

5- O dinamismo é muito presente em você. E por saber disso é que pedimos que faça uma brincadeira conosco agora.

-Essa brincadeira exigiu muita energia de você, então sobrou pouca para desembrulhar o presente. Logo, passe-o mais rápido possível para a pessoa mais bonita do grupo.

6- Quem disse que beleza não é fundamental? Percebemos que a sua é. Concluímos que essa beleza é irradiada por Jesus. Pela Proximidade que você tem d’Ele. Já que o conheces tão bem, conte-nos o seu testemunho.

-Mas lamento informar que o presente não é seu. Por favor, entregue-o a pessoa que mais transmite paz no grupo.

7- A paz é uma virtude daquele tem alcançado uma intimidade com o soberano Deus. Por isso, lembre-nos uma passagem bíblica que comunique essa paz.

-Apesar de ser da paz, você ainda não é dono(a) do presente . Então entregue o a pessoa mais inteligente do grupo.

8- Que bom ter amigos inteligentes! Parabéns! Você encontrou espaço para desenvolver sua habilidade e demonstrar sua capacidade. Fale para nós um pensamento que nos ajude a também alcançar essa virtude.

-Mas você já foi presenteado(a) com tamanha inteligência e agora deverá entregar o presente para pessoa mais espontânea do grupo.

9- Que bom! Sua espontaneidade nos anima. Então, Conduza-nos num louvor espontaneamente escolhido por você.

-Sinto comunicar-te que o presente não é seu. Entregue-o a pessoa mais solidária do grupo.

10-Que virtude excelente é a sua. A solidariedade é uma eficiente maneira de exercitar o amor de Deus.

Esse presente finalmente é seu mas, conhecendo prazer que você tem em dividir. Tenho a certeza de que todo grupo desfrutará dele.
 
créditos: blog Bela Sião

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

LIVROS GRÁTIS-FUNDAÇÃO ITAÚ CRIANÇA

O banco Itaú está oferecendo um kit de livros gratuitos com o objetivo de envolver mães, pais, educadores,poder público e toda sociedade.
Aproveite essa oportunidade e garanta já o seu kit!Contribua com um mundo melhor!
A EDUCAÇÃO É O CAMINHO!







http://www.lerfazcrescer.com.br/#/kit

Você na capa! | | Nova Escola

Você na capa! Nova Escola

VOCÊ NA CAPA DA REVISTA NOVA ESCOLA!

Você já se imaginou na capa de uma revista? E ainda mais de uma revista sobre educação, bem conceituada.? Agora é possível!
Essa é uma iniciativa da Revista Nova Escola,para homenageiar os professores.
Afinal, nós  batalhamos todos os dias por um mundo melhor, enfrentando salas mal estrututadas, carência de material didático,agressões verbais  dos alunos,entre outros muitos problemas, mas nem por isso desistimos dessa profissão, que é tão linda,puro amor!
Entre no site, siga os passos e monte sua foto!


www.ne.org.br/vocenacapa

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Como fazer um boliche


Por Manuela Macagnan

Fotos: Alex Silva

Produção: Andréa Silva



Fazer um jogo de boliche em casa é bem fácil. Você vai precisar de algumas garrafas de plástico vazias e outros acessórios simples. A criançada vai adorar e se divertir a valer


Você vai precisar de:

- 10 garrafas de plástico vazias (pode ser garrafa de refrigerante);

- Cartolina;

- Fita crepe;

- Jornal;

- Canetinha;

- Tesoura sem ponta.

Passo 1 - Corte a cartolina em pequenos pedaços e numero-os de 1 a 10

Passo 2- Use a fita crepe para colar cada número em uma garrafa

Passo 3-Para deixar as garrafas coloridas e mais bonitas, você pode enchê-las de papéis de várias cores

Passo 4-As tampinhas ganham acabamento também. Pinte-as com diversas cores

Passo 5-Agora só falta a bola. Amasse várias folhas de jornal até formar um

Passo 6-Depois passe bastante fita crepe em volta para deixá-la firme e pesada

Passo 7-Seu boliche está pronto! Colorido, lindo e feito com o aproveitamento de materiais. Divirta-se

Como jogar:As garrafas de plástico serão os pinos do boliche. Espalhe-os em quatro fileiras: a primeira fila com um pino, a segunda com dois, a terceira com três e a última com quatro. Afaste-se uns oito ou dez passos e role a bola no chão para acertar as garrafas. Cada pino derrubado vale o número de pontos que está colado nele. Quem somar mais pontos em cinco rodadas vence. A cada rodada, as garrafas devem ser colocadas em pé novamente.

créditos: http://www.bebe.com/

sábado, 18 de setembro de 2010

Trabalhando com sucatas

O trabalho com sucata que foi apresentado no vídeo abaixo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, trará muitos benefícios a criança.Existem diversos tipos de brinquedos e jogos educativos que estimulam a coordenação motora, a atenção, percepção visual,raciocínio lógico, percepção espacial e lateralidade, entre outras habilidades muito importantes para o desenvolvimento da criança.
Inicialmente o professor poderá criar um projeto sobre conscientização ambiental, que envolverá diversos temas como reciclagem, coleta seletiva, ,cores, operações,dengue, lixo, entre muitos outros assuntos que serão trabalhados de forma interdisciplinar.
Dessa forma, como culminância do projeto acontecerá a fabricação dos brinquedos e jogos educativos com sucata,os quais estão disponíveis diversos modelos e tipos, a ser escolhido pela faixa etária dos alunos e objetivo que o professor deseja alcançar.
Existem diversas formas de contribuir com a conscientização ambiental das nossas crianças,e não podemos nos ocultar desse papel enquanto educadores, formadores de cidadãos conscientes .Sabemos que a cada dia que passa o mundo está ameaçado pela agressão humana e através de jogos e brincadeiras com sucata, poderemos alcançar esse objetivo de forma lúdica.

Jamile Mascarenhas

Brinquedos e jogos educativos com sucata

terça-feira, 14 de setembro de 2010

DIA DAS CRIANÇAS

O dia das crianças se aproxima, então nada de dizer que estava sem ideias para fazer um mimo para a criançada!Encontrei em alguns blogs lembrancinhas e sugestões geniais e quero compartilhar com vocês.
Lembrando que não  é preciso esperar o dia das crianças para fazer um surpresa para seus alunos.  A criança precisa ser estimulada todos os dias, através de jogos e brincadeiras que despertem o interesse em aprender, a  criança não precisa ficar parada para aprender, ela pode aprender brincando.

Jamile Mascarenhas

domingo, 12 de setembro de 2010

1ª lição do curso

Gente! Estou amando o curso, que é um básico, sem avaliações, sem questões,sem certificado,mas cheio de dicas maravilhosas para nós educadores, preocupados em sempre aprender maneiras de lidar com o comportamento agressivo e a indisciplina que alguns alunos apresentam.E já na primeira lição  sobre como aumentar a motivação dos alunos, tenho uma dica especial fornecida pelo curso, que é um site que disponibiliza vídeos (curtas), que podem ser utilizados por diversas disciplinas e assistidas no computador da própria escola.
O site é http://www.curtanaescola.com.br/

Saiba como lidar com a indisciplina

Capacitação para professores: Gerenciamento da sala de aula


Sabemos o quanto é difícil para o Professor entrar em uma sala de aula

quando:

- os alunos são indisciplinados

- os alunos não querem nada com nada

- os alunos procrastinam sempre

- os alunos desrespeitam os colegas

- os alunos desrespeitam o Professor

- os alunos tumultuam a sala de aula

- os alunos usam de violência física ou verbal uns para com os outros

Visando dar novas ferramentas e estratégias para o Professor e auxiliar a

Secretaria de Educação da Bahia a capacitar os Professores, é que estamos

disponibilizando o Curso Gerenciamento da Sala de Aula para todas as

Escolas desta Secretaria.

Este curso é gratuito, e será oferecido por email para todas as Escolas da

rede Municipal, Estadual e Particular.

Além do curso, totalmente gratuito, as Escolas também receberão, artigos

com dicas práticas para Capacitação dos Professores.

As Escolas e Professores poderão realizar o cadastramento diretamente no

site http://www.sosprofessor.com.br , bastando informar nome e email."

domingo, 29 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO




Diversão à moda antiga

Por Patrícia Rodrigues





Dispense os carrinhos e as bonecas e, por alguns instantes, declare greve de brinquedos. Feito isso, improvise o divertimento com o que estiver à sua disposição. Você pode usar uma meia velha, um lenço ou simplesmente as próprias mãos e pernas para entreter o pequeno.



Fácil, não é? Mas, se estiver em dúvida, confira alguns jogos e passatempos tradicionais muito fáceis de pôr em prática.



Peek-a-boo: é a simples brincadeira de cobrir e descobrir o rosto (o famoso Cadê? Achou!, em português). Os bebês adoram.



Roda (a partir do primeiro ano): de mãos dadas e cantarolando junto com os amiguinhos, o seu filho vai aprender a se relacionar e ainda pode adquirir noções de ordem, regras e limites.



Telefone-sem-fio (a partir de 3 anos): meninos e meninas ficam enfileirados. Um deles cochicha uma mensagem para o coleguinha, que a passa adiante. Mais um divertido incentivo à socialização e ao uso da linguagem.



Fantoches (a partir de 3 anos): para incentivar a criatividade, o ideal é confeccioná-los com a ajuda do seu filho, usando meias velhas, saquinhos de papel, restos de lã e de tecido ou material escolar.



Lenço-atrás (a partir de 3 anos): durante essa brincadeira, os participantes se sentam no chão, formando um círculo. Um deles fica de pé, com um lenço na mão, e anda atrás de quem está sentado essa turma não pode olhar para trás e deve buscar referências nas expressões dos colegas. Daí, o que está de pé solta o lenço nas costas de um dos participantes. O premiado deve correr atrás do amiguinho e não deixá-lo tomar sua posição na roda. Trata-se de um estímulo à percepção. Correr e voltar para o lugar certo conta pontos a favor do desenvolvimento motor.



Faz-de-conta (a partir de 3 anos): ao assumir o papel de diferentes personagens, o pequeno aprende mais sobre o relacionamento entre as pessoas e o comportamento dos adultos.



Brincar de casinha: usar lençóis e papelão para montar uma casinha exercita a criatividade e a capacidade motora.



Jogar amarelinha (a partir de 5 anos): ao obedecer às regras da brincadeira, a criança aprende a perder, parar ou recomeçar quando necessário.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A CRIANÇA AOS 02 ANOS DE IDADE

Conhecer o desenvolvimento da criança e suas fases é importante para o professor, pois essas informações irá auxilia-lo a compreender o comportamento e desenvolver atividades específicas de acordo com a idade.


A Criança aos 02 anos de Idade:


Aos 02 anos a criança demonstra certa independência, é capaz de realizar atividades mais complexa e relaciona-se mais facilmente com adultos e com crianças.


Desenvolvimento físico e motor:
- Abre e fecha as portas (com o trinco somente);
- Sobe e desce da cama sozinha;
- Sobe escadas colocando os dois pés nos degraus;
- Corre relativamente bem;
- Participa do ato de despir-se e descalçar-se;
- Faz rabiscos em folhas grandes de papel;
- Encaixa cubos de diferentes dimensões.


Desenvolvimento Mental
- Identifica algumas coisas apesar de não falar aindaNetWords
seus nomes;
- Conhece seu próprio nome;
- Repete palavras com alguma correção;
- Conta até 03 (por imitação e não por assimilação, isso não significa que compreenda);
- Reconhece objetos e pessoas que tenha visto a dois meses atrás;
- Forma frases com duas ou três palavras, isso caracteriza aumento de vocabulário;
- Começa a formar frases negativas e interrogativas;
- Inicia i emprego do “Quem”.


Desenvolvimento Socioemocioal:
- Reconhece expressões fisionômicas;
- Reconhece a mãe em fotografias;
- Compreende ordens negativas e proibições;
- Necessita estar sempre ocupado;
- Necessita muito da assistência mãe ou substituta;
- É negativista (gosta sempre de ser do contra, protestar);
- Começa a procurar um companheiro para brincar ( a convivência com estranho é importante para o seu desenvolvimento socioemocioal).


Créditos: Blog Meus Trabalhos Pedagógicos

O CÉREBRO HUMANO

FIQUE SABENDO!

O cérebro é capaz de receber as informações tanto no mais baixo estado de Desenvolvimento Humano, quanto no mais alto. Em seres humanos normais o processo de maturação que se inicia no ato da concepção e torna evidente com o nascimento, está completo aos 6 anos de idade. A velocidade, o ritmo desse processo varia de modo amplo, de ser humano para ser humano, e o critério através do qual tornamos possível medir o progresso no processo de maturação cerebral,




1-O cérebro humano contém mais de 10 bilhões de neurônios funcionais.
2-O cérebro humano contém mais de um trilhão de células.
3- Atualmente só utilizamos uma porcentagem mínima destas 10 milhões de células.
4-Todo crescimento significativo do cérebro está completo aos seis anos de idade.
5. O que não utilizamos, perdemos. O conhecimento é algo não avaliável.

6. Não é verdade que usamos somente 10% de nosso cérebro. Na verdade não vivemos o bastante para usarmos um centésimo dele.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

BIBLIOTECA DIGITAL

O ministério da Educação disponibiliza esse serviço que dispõe de diversas obras de Machado de Assis,entre outros autores clássicos. Só de Língua Portuguesa são 732 obras.
Lá você encontrará:
  • Histórias infantis;
  • Músicas de qualidade em MP3;
  • vídeos da Tv escola;
  • muita informação.
MAS ATENÇÃO! ESSE SERVIÇO ESTÁ PRESTES A ACABAR POR FALTA DE ACESSO! ENTÃO DIVULGUE E ACESSE!
http://www.dominiopublico.gov.br/

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

MANTER-SE INFORMADO É IMPORTANTE PARA SER UM BOM PROFISSIONAL!







A ESCOLA DO MUNDO TECNOLÓGICO

O mundo atual tem passado por inúmeras transformações devido ao avanço da tecnologia e como consequência desses avanços a educação se reformula.Hoje encontramos nas salas de aula: notebooks, celulares com internet, ipod e mais outras tecnologias que muitas vezes nunca vimos,mas nossos alunos já possuem e dominam.
O educador  deve acompanhar essa evolução e aproveitar o interesse dos alunos, tirando proveito dessas tecnologias para enriquecer o aprendizado.Utilizar os filmes que estão no auge para iniciar um conteúdo, a febre do orkut para falar em meios de comunicação: quais eram utilizados antigamente e atualmente,usando como exemplo o celular, twitter, msn, email, que substituiram a carta, hoje extinta.
As opções tecnológicas são muitas e podem ser bem proveitosas se pudermos selecionar o que tiver de mais atrativo e informativo para nosso aluno.E para aquelas escolas e/ou professores que não dispõem de tal tecnologia oferecida pelo mercado atual, o que também é bem comum, cabe a criatividade que é qualidade essencial do educador e aproveitar o que tiver a sua volta: sucata, fantoches, tudo o que for possível para cumprir o seu papel tão importante nessa sociedade tão necessitada de amor e dedicação, e isso o professor bem sabe.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A ESCOLA DOS BICHOS

 



Rosana Rizzuti







Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas.
O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de vôo. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.E assim foi feito, incluíram tudo, mas...cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.

O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar.
Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa,
Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft"...coitadinho! Quebrou as pernas. O Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.
O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma topeira.
Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.
SABE DE UMA COISA?
Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias dadas por DEUS.
Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.
Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.


RESPEITAR AS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO.