quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

As relações interpessoais e o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner.

Urie Bronfenbrenner nasceu em Moscou, Rússia, em 1917,mas vivera a partir dos seis anos nos Estados Unidos, onde se formou em Psicologia e Música. Viveu um momento de profundas transformações sociais e políticas, convivendo num ambiente multicultural, tendo contato com diferentes grupos étnicos e culturais. Bronfrenbenner teve grande influência de experiências vividas em uma instituição estadual, onde seu pai trabalhava como neuropatologista. .Assim desenvolveu posteriormente sua concepção ecológica.

A ecologia do desenvolvimento é uma abordagem teórico-metodológica, cuja principal referência é o próprio Bronfrenbenner, pesquisador que teve intensa atividade científica e acadêmica, ou seja, uma concepção que esteve ao longo dos anos de vida do autor, em constante construção e revisão.

Segundo as autoras, na concepção de Bronfenbrenner o desenvolvimento representa uma transformação que atinge a pessoa de forma contínua dentro da unidade tempo-espaço. Assim, esta se realiza em diferentes níveis. O outra questão crucial dentro dessa concepção é a influência da hereditariedade e do ambiente sobre a pessoa. Para Bronfenbrenner as variáveis genéticas e ambientais se complementam na produção de modificações importantes no desenvolvimento humano. Percebe-se então que a herança genética não pode ser considerada como algo acabado,mas em tendências que interagem com os fatores ambientais e que resultam em fatores importantes aos processos de evolução..

Bronfenbrenner é o representante mais conhecido da psicologia ecológica e, segundo ele, o contexto no qual as pessoas se desenvolvem é constituído por uma série de sistemas funcionais ou estruturas concêntricas e encaixadas umas nas ouras. O indivíduo atua em um contexto que podem distinguir-se nas seguintes estruturas: microssistema, mesossistema, exossistema, e macrossistema..

Na concepção de Bronfenbrenner, o desenvolvimento humano ocorre através das relações estabelecidas entre sujeito e o meio ( imediato e remoto). Ele destaca ainda que os Processos Proximais ocorrem a partir de elementos centrais da Teoria Bioecológica, denominada de modeloPPCT ( Pessoa, Processo,Contexto,e Tempo).


Dessa forma, compreende-se que o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner mudou a forma como muitos pesquisadores pensavam sobre as relações entre o ser humano e o seu ambiente, seu contexto, de sua história de vida, rotinas e processos de desenvolvimento. O fato de Bronfenbrenner ser aberto ao diálogo e a revisão de seu próprio pensamento manteve idéias em constante discussão.

Com relação às influências na prática educativa segundo o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner, o desafio maior será analisar o quanto podemos influenciar negativa ou positivamente cada educando, já que nós somos frutos das relações que, estabelecemos durante toda a vida, por curtos, longos ou determinados períodos de tempo.





POLONIA, A.C; DESSEN, M.A; SILVA, N.L P. O modelo bioecológico de Bronfenbrenner: contribuições para o desenvolvimento humano. In: DESSEN, M. A.: JUNIOR, A. L. C. A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artemed,2005.



Por Jamile Mascarenhas Bastos

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