quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Jogos para desenvolver a tenção e concentração

A atenção e a concentração são extremamente importantes e podem ser desenvolvidos pelos educadores de forma prazerosa, através de jogos e brincadeiras.Segue abaixo uma sugestão excelente de jogo da memória para ser utilizado e que pode ser variado de acordo com o tema trabalhado pelo professor e de interesse das crianças. As variações podem ser frutas, animais,plantas,ou temas do projeto trabalhado.Outra variação muito boa é o quebra-cabeça, noo qual o educador vai imprimir a foto, plastifica-la e recortar em partes.Os jogos  devem ser vistos pelo educador como um ferramenta importante e indispensável em sua sala e não apenas como uma estratégia a ser utilizada de forma esporádica e em situações especiais.

Por Jamile Mascarenhas

Jogo da memória com fotos das crianças

Objetivos :

-Divertir-se com o jogo da memória
- Compartilhar de um mesmo jogo com o grupo de colegas 
- Conhecer as regras do jogo da memória 


Tempo estimado 
Mínimo de quinze minutos e máximo de 30 minutos para cada situação de aprendizagem 


Material necessário 
Pares de cartões com fotos das crianças da turma, tamanho mínimo de 10X10 
Cartolina ou papel mais resistente 
Plástico adesivado para encapar


Desenvolvimento das atividades 


1. Tirar fotos das crianças e imprimir cada uma duas vezes para confeccionar os cartões
Informar às crianças que as fotos estão sendo tiradas para confecção do jogo da memória. Recortar as fotos e colar na cartolina mostrando para as crianças conforme forem ficando prontas. 



2. Apresentar o jogo


Em roda mostrar o jogo e organizar as peças para que as crianças vejam como se joga. Inicialmente propor o jogo da memória aberto (com as imagens voltadas para cima) e propor para que determinadas crianças encontrem os pares. 
Deixar que as crianças manuseiem os cartões, sem pressa de que se apropriem das regras convencionais. 


3. Organizar mesas com no máximo cinco crianças para que possam jogar o jogo em diferentes momentos


Levar outros jogos que as crianças já conheçam (ex. quebra cabeça, jogos de montar, quebra-gelo) e organizar grupos de crianças para jogá-los. 
Caso haja mais de uma educadora na turma, uma pode dar apoio aos grupos que estiverem jogando os jogos já conhecidos, enquanto a outra fica na mesa do jogo da memória. Caso não haja outra educadora, organizar primeiro os grupos que jogarão os jogos já conhecidos. 
Deixar que as crianças joguem sem fazer intervenções sistemáticas nas jogadas de cada uma. A educadora pode ser uma das participantes do jogo e servir como modelo para as crianças. Promover o rodízio das crianças para que a maioria jogue todos os jogos.


4. Garantir momentos na rotina semanal para que as crianças joguem o jogo da memória 


Durante o período de recepção das crianças, no término do dia enquanto aguardam a chegada dos pais são boas opções para o contato com o jogo da memória 


5. Criar novos jogos e variações do jogo da memória 


Após o jogo tornar-se bastante conhecido, pode-se pesquisar variações do jogo da memória, tais como lince (um tabuleiro grande com imagens pequenas que as crianças devem procurar a partir de cartões com imagens duplicadas) . 


Avaliação 
Devem-se criar pautas de observação para analisar as diferentes maneiras como as crianças jogam e o grau de envolvimento de cada uma delas. A partir da análise das pautas o educador pode fazer os ajustes com relação ao grau de dificuldade do jogo, com isso propor novos desafios e variações.
Quer saber mais?
Bibliografia:
Crianças Pequenas Reinventam a Aritmética, Constance Kamii; Leslie Baker Housman 
- 2.ed. Implicações da teoria de Piaget, Artmed, 2002
Ana Paula Yazbek
Pedagoga formada pela Usp, é sócia-diretora do Berçário Espaço da Vila, que atende crianças
 entre 0 e 3 anos. Atua em projetos de formação de educadores.

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