terça-feira, 29 de maio de 2012

A construção de uma educação transformadora

O mundo encontra-se em processo constante de mudanças devido a diversos fatores que caracterizam os dias atuais: globalização,a inserção de novas tecnologias, novos paradigmas, preocupação com temas ambientais, relações étnico-raciais,sociais,entre outras questões.
A educação no século XXI deve estar atenta a essas transformações que ocorrem proporcionando aos educandos  a garantia de uma preparação adequada, pautada na formação de cidadãos críticos e capazes de transformar a sua realidade.
No entanto, a construção de uma nova educação que atenda as exigências da contemporaneidade demanda enfrentar muitos desafios, dentre eles está a reformulação do objetivo que é destinado ao processo educativo, no qual ainda se pensa que a escola deve ser reprodutora de saberes prontos, priorizando apenas a decodificação e o domínio de cálculos.
Desse modo, outro fator que se caracteriza como um desafio é a própria prática pedagógica que deve ser sempre reavaliada ,baseada num processo constante de reflexão e formação continuada,sem que o docente seja visto como o detentor do saber.
Vale ressaltar, que a educação que se busca construir, deverá priorizar os conhecimentos  prévios construídos pelos alunos e a partir dai desenvolver competências e habilidades para que este indivíduo possa conviver com as diferenças presentes em seu cotidiano.Sendo assim, o espaço escolar deverá ser um ambiente estimulador,democrático que possibilite a interdisciplinariedade,o desenvolvimento da competência linguística, a criticidade,bem como a formação de valores e atitudes essenciais ao ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário